Como surgiu o Método Godoy de tratamento do linfedema

01/12/2019

Todos os novos conceitos que são desenvolvidos no tratamento de uma doença necessitam obrigatoriamente de pesquisa científica. O Prof. Godoy é professor da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto, que tem o segundo maior hospital escola do pais e é centro de referência na área da saúde. Portanto, os piores casos normalmente são encaminhados para essas instituições e, aí começou todo o desafio, quando me deparei com os pacientes com elefantíase, pois não sabia tratar.

A partir desse momento procurei no Brasil alguém que conhecia as técnicas de tratamento, mas não encontrei e fui para Europa fazer curso com os principais centros Foldi, Leduc e Casley Smith e observei que algo errado acontecia porque não havia tratamento que propunha a normalização ou quase normalização desses quadros clínicos em nenhum lugar do mundo.

Eu tive o privilégio de ter sido orientado pelo Prof. Dr. Domingo Braile que com sua genialidade e determinação abriu as portas de sua indústria para que eu pudesse aprender mais e abrir novos rumos nas minhas pesquisas. Essa visão de desenvolver novos conceitos e novos produtos, passado pelo Prof. Braile, foi fundamental para que eu direcionasse as minhas pesquisas para o desafio que o linfedema nos impõe. Passei a estudar profundamente a fisiologia e fisiopatologia do sistema linfático e de como poderia interferir de forma terapêutica.  Foi aí que nasceram todas as pesquisas que realizamos e hoje temos quase 500 publicações de artigos, capítulos de livro e livros.

O maior desafio foi quanto a minha formação acadêmica como um médico linfologista porque não há essa especialidade em termos de formação em todo mundo e decidi partir para o desafio. Nesse momento, resolvi fazer como defesa da minha Livre Docência o tema de “Contribuições ao tratamento do linfedema” onde fiz a defesa das minhas pesquisas relacionadas ao tratamento do linfedema, portanto a minha defesa de Livre Docente foi na área do sistema linfático.

O mais importante foi a formação e a determinação para resolver um desafio e que hoje avançamos muito no tratamento do linfedema. Criamos uma nova escola de linfologia que propõe a normalização ou a quase normalização do linfedema em todos estágios clínicos. Portanto, o que há de mais avançado no mundo e que nos levou a um novo desafio, que foi aceitar o convite de médicos americanos para abrir uma franquia nos EUA. Hoje estamos divulgando a Godoy & Godoy International School for Lymphatic Therapy pelo mundo. Entretanto, o mais importante são as pessoas que caminharam comigo nesse projeto. Funcionários da clínica, alunos que passaram pelo mestrado, doutorado e Pós doutorado na Clínica Godoy \ (FAMERP), equipe técnica composta por terapeutas ocupacional, fisioterapeutas, psicólogos, nutricionistas e costureiras.

Agora dois divisores de aguas que foram os grandes mestres que passaram pela minha vida e os pacientes que nos acompanharam nesse período. Porém, uma parceira que participou e acompanhou todos esses projetos que foi Fátima Godoy e que é mãe dos meus três filhos.

Prof. Dr. Livre Docente Jose Maria Pereira de Godoy-CRM 50739

Profa. Dra. Maria de Fátima Guerreiro Godoy- Crefito-1778